10 fatos sobre a Primeira Guerra Mundial, a guerra mais sombria do mundo moderno.

10 fatos sobre a Primeira Guerra Mundial, a guerra mais sombria do mundo moderno.

Neste esboço iremos denotar os fatos que tornaram a Primeira Guerra Mundial, a mais terrível e sangrenta guerra de todos os tempos.

Estopim:

A unificação da Itália e Alemanha é considerado o verdadeiro inicio para o conflito posterior, em 1914. Durante o período, os países então recém desenvolvidos com a contemplação da revolução industrial, iniciaram um movimento chamado de neo-colonialismo, no qual consistia na conquista de regiões exteriores, ou seja, em outros continentes.
Tal movimento tinha como nicho a “colonização” de países retardatários (países que não participaram da revolução), explorando-os para alimentar sua economia. Até este momento, o planeta se encontrara muito “justo” e pequena aos europeus, tornando mais instável e perigosa a política de vizinhança dentre estes mesmos. No entanto, coube a Alemanha e Itália a porem mais combustível na lenha, por entrarem neste pequeno grupo mas de forma tardia.
Como se não bastasse a insegurança de paz, o próprio processo de unificação destes países foi conturbado, por exemplo, a Alemanha declarou guerra aos francos (franceses) tirando deles dois importantes polos industriais: a Alçacia e Lorena.
Alianças: A morte de Francisco Ferdinando, herdeiro da Áustria- Hungria, foi considerado o motivo ideal para o primeiro embate, porém, não foi só ele, já que grande parcela da culpa foi das alianças, que se encarregaram de globalizar o conflito. Então a partir deste capítulo, e também a ousadia da Áustria-Hungria e outros impérios, iniciou-se a fatídica Primeira Guerra Mundial, a guerra para acabar com as guerras.
Período: 1914-1918.
Jovem Bósnia: Organização que reivindicava a Grande Sérvia, e a independência de países eslavos. Um de seus integrantes foi acusado pelo assassinato de Ferdinando, herdeiro Austro-húngaro.
Tríplice Entente: Russia, França, Império Britânico, Itália, Reino da Sérvia, Portugal, Brasil, Estados Unidos.
Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria, Império Turco-Otomano, África, Bélgica.

 Confira agora 10 fatos sobre a Primeira Guerra Mundial
 1-Limpeza étnica:
Durante o principio do século XX, era comum a esta prática em diversas partes do planeta.  Esta mesma consistia na neutralização étnica de determinadas regiões exploradas. Um exemplo de limpeza étnica foi a criação do Espaço Vital alemão, cujas medidas para esta limpeza foi o extermínio de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.
2-Mudança nos estilos de armas
A Primeira Guerra Mundial foi um laboratório vasto para o desenvolvimento bélico. Dentre as primeiras tecnologias bélicas foi a invenção do cartucho, que revolucionou os combates. No entanto, a principal invenção foi a tecnologia full-back, permitindo à arma disparos seguidos, iniciando os trabalhos da metralhadora.
3-Introdução da tecnologia
Durante o conflito, foram usados as redes de telegrafia e telefone. Tais introduções tornavam a guerra mais informativa, usando-os como meio de transmissão de ordens e reconhecimento.
4-Mudança na estratégias guerrilheiras
Com a implementação de tais tecnologias, ocorreu mudanças em diversos aspectos nas estratégias. Um grande aspecto que foi mudado foi o abandono das chamadas guerras napoleônicas, trazendo os campos de batalhas para dentro das cidades. 

5-Primeiro uso de avião

O avião, no início, era usado somente como reconhecimento, mas no decorrer do conflito, acabou sendo usado como arma. Detalhe: Antes de implementarem o compartimento de bombas, as bombas ficavam no colo dos soldados, que eram também encarregados de as lançarem.

6-Primeiro uso de um tanque

o tanque foi muito importante para a guerra. Um de seus objetivos era pular por cima das trincheiras, tentando desta forma, obter vantagens sobre o oponente. 

7-Início da guerra química

Este tópico afugenta o pior dos piores problemas dos embates. A Primeira Guerra Mundial foi também campo para experimentos químicos, dentre eles o Gás Mostarda.

8-Trincheiras

Foi a estratégia de guerra mais usada. Esta mesma, servia com refúgios contra bombardeios e tiros. Algumas trincheiras eram equipadas com equipamentos médicos e também para suporte.

9-Doenças

Devido às condições sub-humanas do conflito, e com a ineficácia de medicamentos, muitas doenças são desenvolvidas durante este período. As trincheiras infestadas de roedores e parasitas, se tornavam habitats especiais para inflamações e doenças características como pé de trincheira e Febre de trincheira.

10-Consequências pós embates

O mundo moderno começou a ser moldado após o termino em 1918. Ocorreu a queda de diversos impérios e a criação de novos países, radicalizando a geografia de nosso planeta. No entanto, mesmo com as consequências daquela guerra e com os traumas dos campos e batalhas, infelizmente a humanidade ainda não aprendeu a dosar sua força.

Comentários

Like curiosidades

VEJA TAMBÉM

Baixar Emulador Nintendo Wii : Dolphin / PC Download MEGA

Que horas comeca o fantastico

O SAPO GOLIATH - o maior sapo do mundo

Baixar Emulador Nintendo Wii : Dolphin / PC Download MEGA - Like

Domingo Espetacular horario